No mundo do Marketing, as vezes as coisas se misturam e se confundem. Não é incomum as pessoas confudirem propaganda, marketing, publicidade, como se fosse uma única coisa.
Certa vez eu ouvi um aluno de marketing dizer: “Você viu o novo Marketing da Nissan?”. Logo imaginei: “caramba, trocaram o departamento de marketing da empresa?”
Brincadeiras a parte, é importante deixar claro a diferença entre cada coisa. Este post tem essa missão. Então, vamos direto ao assunto:
Marketing: NÃO é divulgação e nem vendas. Embora tenha muitas definições, Marketing é o estudo e que visa a compreensão do mercado e a interação com ele. Em outras palavras, é a estratégia dos 6 Ps: Pesquisa, Produto, Praça, Preço, Promoção e Pós Vendas. O intuito do Marketing é trazer rentabilidade para a empresa e gerar um relacionamento com o consumidor, entre outras coisas.
Publicidade: a maior confusão é entre Publicidade e Propaganda. Não são a mesma coisa. Publicidade é o ato de tornar público, por meio de diversas ferramentas, com a intenção de induzir o consumidor à compra. Lembre-se disso: “tornar público”, “incentivar a compra”.
Propaganda: agora que já sabemos o que é publicidade, fica mais fácil. Propaganda é o ato de divulgar ideias e conceitos com o intuito de convencer o cliente. Note que em publicidade, o fim é vender. Em propaganda, o fim é convencer.
Mais para frente, falarei sobre Branding, Relações Públicas e outras áreas da comunicação e do Marketing.
Se quiser expressar o que acha, fique a vontade.
Até mais
Discussão
Nenhum comentário ainda.