//
você está lendo...
Uncategorized

Coca Cola: de um refrigerante de cola para uma marca cool

Já faz um certo tempo que as Agências de Comunicação e os Diretores de Marketing/Produto perceberam que ser uma marca cool, legal, é a chave para a interação e engajamento com o consumidor. Se pegarmos a história da comunicação da Coca-Cola, vamos perceber que ela passou de uma posição totalmente institucional, do tipo, “somos um refrigerante gostoso” para um posicionamento de marca onde querem dizer: “somos legais, responsáveis, acreditamos no bem e podemos mudar o mundo”.

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=66469670_6541.jpg&v=EAnuncio bem antigo da Coca-Cola, frisando o status de se beber o refrigerante.

http://pitacosepetiscos.files.wordpress.com/2009/02/coca_cola1.jpg?w=339&h=482Anuncio mais atual, frisando a alegria em se tomar o refrigerante.

Nos últimos tempos, a comunicação dessa marca vem frisando bastante a interação com os usuários. Bons exemplos disso são o “Caminhão da Felicidade”, “Língua Patrocinada”, aplicativos em redes sociais, e por ai vai.

Mas o mais interessante é que uma marca gigantesca, a 5º maior do mundo, investe em uma comunicação que passa a imagem de socialmente responsável, usa ferramentas de Guerrilha para gerar boca a boca e tenta tocar a emoção da eterna luta do bem contra o mal. É lógico que o interesse da empresa é ter lucros. Mas sua imagem vem sendo construída dando ênfase ao bonito, legal e divertido.

O mercado é competitivo, e sua maior concorrente, PEPSI, tenta alcançar os jovens. Por muito tempo, a Coca-Cola tenata alcançar o público clássico, enquanto a Pepsi investe nos jovens, Agora, a Coca tenta abocanhar o target jovem também.

Outra característica bem legal é que a marca começa a invetir em diversos tipos de mídia, como mídias socias, links patrocinados e até Marketing de Guerrilha.

Pois é, uma marca muito poderosa quebrando clichês e usando novos formatos, passando uma imagem alegre e cool.

Parabéns Coca-Cola e suas agências de comunicação.

About these ads

Sobre mercadologo

Estudante de Marketing, apaixonado por comunicação, mídias sociais, marketing de guerrilha e convergência de comunicação. Estratégia, planejamento e criatividade, são três coisas que busco aperfeiçoar no meu dia a dia.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: